Este erro abaixo foi relatado em um grupo de e-mail que participo:
" Estamos tendo o seguinte problema com o evento S-2299. Em Fevereiro de 2019 (02/2019) um cliente fechou a folha no dia 25/02 (S-1200) e no dia 28/02 foi efetuada uma demissão (S-2299). Por engano foi enviado o evento S-2299 primeiro que o S-1200 fazendo com que tivesse de excluir o evento de demissão (S-2299) para poder enviar o de Folha. Após ter enviado a folha mensal do funcionário não estamos mais conseguindo efetuar o desligamento dele por meio do S-2299 onde o eSocial me retorna a seguinte mensagem:
Código: 677
Descrição: Não pode existir qualquer evento para o vínculo trabalhista com data posterior a data do desligamento.
Alguém sabe qual procedimento devemos tomar para poder efetivar esse desligamento?!
No mês da rescisão, não deve existir envio do S-1200 para o funcionário. A orientação é reabrir a folha pelo evento S-1298, excluir o S-1200 deste funcionário e enviar neste mês somente o S-2299 e o S-1210. Caso tenham ocorrido outras folhas neste mês, como por exemplo, adiantamento salarial, serão enviadas em um DmDev (Demonstrativos de valores devidos ao trabalhador) diferente da folha de rescisão mas unificadas num mesmo arquivo do leiaute S-2299.
Legenda (para auxiliar quem está se familiarizando com os códigos):
S-1200 = Leiaute de Remuneração de trabalhador
s-1210 = Leiaute de Pagamentos de Rendimentos do Trabalho
S-2299 = Leiaute de Pagamentos de Rendimentos do Trabalho